La Casa de Papel – o amor pela série, mesmo com furos no roteiro

*Texto editado em 18/04 para acrescentar a informação da renovação da série.

E acabou a segunda parte de La Casa de Papel. O roubo mais sensacional, com a trama mais mirabolante e que, claro, sofreu com alguns errinhos de roteiro – no entanto, nada que tire nosso amor pela série. E o amor cresceu tanto que essa já é a série de língua não-inglesa mais assistida na Netflix.

Porém, o fato de amar a série não significa que eu não veja os erros. O amor aqui não é cego, apenas entende que não dá pra esperar perfeição sempre. E perfeição é meio chato.

E acabamos de descobrir que a série foi renovada. O que não dá pra saber se é uma boa notícia ou não, porque não sei que história vai ser contada. Será que a série vai se tornar um “11 homens e um segredo”? Claro que nós ficamos felizes, mas com um pé atrás…

Essa é uma postagem com todos os spoilers do mundo, então, se você ainda não acabou de assistir, PARE AQUI. Estão avisados =)

casaaa5

Um brinde a essa série

Amei o final. Amei a fuga dos nossos bandidos queridos, amei que o plano deu errado mas deu certo. Ri até das excessivas propagandas de Estrella Galicia. Queria todos vivos, até o Berlim, mas aquela cena dele morrendo com “Bella Ciao” tocando de fundo, minha nossa, que cena! E a morte do Moscou foi só para destroçar nossos corações, e funcionou (ao menos comigo).

casaaa2

Berlim kamikaze

A Nairóbi declarando o início do matriarcado, a Mônica salvando a vida do Denver e depois atirando que nem uma maluca, a Tokyo sendo mandada embora pelo Berlim, são muitas as cenas incríveis e únicas. Mas também são muitos os furos.

É engraçado quando alguma obra de conquista tanto que mesmo os defeitos dela te fazem continuar gostando. A gente releva, olha pro lado, finge que a volta da Tokyo para a Casa da Moeda é totalmente plausível e que a Raquel trair a polícia e quase a própria família é ok também.

Mas estou divagando. Vamos à análise.

original[1]

“Que comece o matriarcado” – capa atual do meu facebook porque Nairóbi é fantástica ❤

Eu escrevi aqui sobre a série, sem muitos spoilers. E eu não sei bem o que esperava do final – na verdade, eu só queria que saísse todo mundo vivo e rico do roubo. Não saiu todo mundo vivo e esse é o primeiro momento do qual eu quero falar.

A morte do Moscou foi intensa. E triste. Algumas horas a mais e ele estaria livre com o filho Denver, que lutou bravamente para quebrar a parede que separava os bandidos do mundo lá fora. Antes disso, os dois brigaram, mas os tiros no estômago do pai mostraram para o filho que aquela raiva toda era nada. Moscou se despede do filho, revela seu nome verdadeiro aos companheiros de roubo e morre. Cena bonita, triste, bem feita, emotiva. Deixou meu coração bem pequenininho. Pode ser que tenha rolado uma lágrima, não confirmo nem nego (rolou, sim).

casaaa3

Sentiremos saudades, Moscou =”(

E a morte do Moscou se dá por causa da cena mais impossível/engraçada/louca/divertida dessa segunda parte (talvez de toda a série): Tokyo volta à Casa da Moeda montada numa moto da polícia e vestida de policial, logo depois de ter sido libertada da prisão pelos comparsas do Professor. Foi bizarro? Foi. Foi bonito? Foi. Nós gostamos? Muito! Pelo menos até ver que, para proteger a Tokyo em seu reingresso, no tiroteio, Moscou ganhou três tiros na barriga e a sentença de morte.

A gente já sabia que a Tokyo faz tudo errado, mas essa foi a superação dos erros. Miga, sério que não tinha absolutamente NENHUM lugar pra você se esconder? Nenhunzinho? Numa cidade grande como Madrid? Tudo bem, você está sendo perseguida pela polícia, mas eles não sabem que você está vestida de policial. Sei lá, entra num shopping, num cinema, faz hora em algum lugar, me ajuda aí, pô.

tokyo volta

Mas que a cena foi ótima, isso foi

Por isso, pra mim esse foi um furo no roteiro – fica a impressão de que ela volta ao cenário do crime só porque o Moscou precisava morrer, a série precisava daquela cena emotiva. Tudo bem, faz sentido com o psicológico da personagem e não foi ruim, mas né… meio inverossímil.

(Cá estou eu pedindo verossimilhança numa série que arquitetou perfeitamente em todos os detalhes um roubo na Casa da Moeda espanhola com um monte de gente doida envolvida)

E como bem lembrado por uma amiga, por que raios os bandidos não usaram nenhum dos trunfos que tinham para salvar a vida do Moscou? Eles ainda estavam com a tal da Allison Parker, filha de diplomata. Era só usá-la como moeda de troca. E aqui temos outro problema no roteiro – a Allison não teve mais nenhuma serventia depois do início, quando a polícia decide não atacar porque ela está lá dentro. Parece que esqueceram quem ela era e deixaram pra lá.

casaaa8

Raquel descobre quem é o Professor

Quando a polícia descobre que o Professor é o novo namorado da Raquel, imediatamente assumem que os dois estão agindo juntos. Ok, eu acho que seria possível pensar isso; porém, talvez fosse o caso de perguntar pra moça? Porque, assim, se eu estivesse mancomunada com o líder de um roubo que eu mesma estou investigando, a última coisa que eu faria é ser vista com esse cara. Não sei se vocês concordam, mas precisa ser muito temerário para andar pra cima e pra baixo com o seu cúmplice de crime no meio de um monte de policiais.

Falando na Raquel – minha senhora, como assim você considera a possibilidade de perder a guarda da sua filha por causa de um cara que você conheceu há cinco dias? A gente sabe que a Raquel faz bastante coisa errada, mas ela sempre pareceu muito preocupada com a família dela. E, claro, dá pra dizer que ela estava ganhando tempo, mas, gente – mexeu com filho, nenhuma mãe vai escolher ganhar tempo. Não é assim que funciona. Pergunta pra sua mãe, se ela estiver por aí.

tumblr_p4058wOmG21tfr9cio1_500[1].gif

Mas tudo bem, a gente perdoa porque eles se amam, afinal

Por fim, o maior erro de roteiro, na minha opinião: Angel. Pra que serviu o Angel? No começo, ele ainda tinha peso, ajudou a Raquel, acabou sendo o Cavalo de Troia dos bandidos, tinha uma função. Mas a partir do momento que ele vira o cãozinho apaixonado pela Raquel, ele se perde. E aí vem o acidente, o coma e esquecem dele lá no hospital. Ele vira isca de um plano pra pegar o Professor (que resulta na Raquel descobrindo tudo por causa de um detalhe – o que me lembrou na hora de Breaking Bad), acorda, chama a amiga para uma visita no hospital e decide que não vai mais ajudar a polícia a pegar os bandidos. Toda a raiva dele, os anos de polícia, tudo some porque ele vê a Raquel sendo presa.

Vejamos – você trabalha na polícia há anos, é apaixonado pela sua amiga, descobre que o novo namorado dela é o bandidão, bate o carro, entra em coma, acorda do coma e muda toda a sua opinião, do nada.

casaaa9

Angel, depois de acordar do coma, se recusando a passar infos para os colegas policiais

“Ah, mas a Raquel também mudou” – sim, mas ela não estava em coma. Ela estava vivendo, ela foi mudando – um pouco rápido, talvez, mas rolou um processo. Com ele, foi “entrei em coma, acordei, hum, mudei de ideia sobre tudo”. E onde raios estava a esposa dele, minha gente? O cara acorda e a esposa não tá lá? O hospital não chamou? E que hospital respeita a vontade do paciente desse jeito, avisando a Raquel que ele acordou, mas não a polícia?

Enfim, o veredito é – a série tem erros, mas é ótima. Foi um prazer assistir. E eu acho que foi suficiente, não precisa de mais episódios mesmo – mas nunca se sabe, pode ser que o dinheiro traga a série de volta. O que é meio irônico =P

Atualização: e a série foi mesmo renovada. Ainda acho que não precisava de continuação; contudo, já que vai ter mais uma temporada, vamos aguardar ❤

casaaa7

Meus amores todos fugindo ❤
(e basta um coque e óculos pra Tokyo se disfarçar? Então por que ela não fez isso antes, cazzo?)

Anúncios

2 comentários em “La Casa de Papel – o amor pela série, mesmo com furos no roteiro”

  1. Uma falha que eu consegui pegar e faltou aqui:
    Quando todos suspeitam da Raquel e ela sai da tenda, o parceiro dela pede que ela entregue o distintivo e a arma. Nas cenas seguintes, porém, ela usa o distintivo pra pedir as imagens das cameras nos comércios da região.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s