Por que você assiste séries? Um comentário sobre listas de piores personagens

Por que você assiste séries? Difícil dar uma só resposta, né? Até porque cada série é diferente e a gente acaba assistindo por motivos diferentes. Mas, respondendo por mim, eu posso te dizer que assisto pelas personagens. Por isso eu acabo aguentando até o final algumas séries que perderam a mão, pelo amor àquelas pessoas que você acompanha há tanto tempo, ou há pouco tempo, mas que já estão na sua vida.

Claro que, às vezes, não dá pra seguir em frente e você precisa encarar que já deu (The Big Bang Theory tá aí pra provar esse ponto). Ainda assim, pra que eu deteste um final, ou abandone uma série, ela tem que ser perder ou se repetir muito, e as personagens são sempre o motivo principal. Talvez o único.

É, Sheldon, estou falando com você

Dito isso, eu quero comentar aqui – ODEIO as listas de piores personagens de série. Também odeio as listas de piores finais de série (até porque Lost e How I Met Your Mother tão sempre nelas e eu tenho RAIVA disso por um zilhão de motivos).

Estou falando disso porque acabou de sair mais uma lista, dessa vez com protagonistas (aqui, em inglês, e eu coloco em português quando traduzirem, porque logo vão traduzir). O que não falta da internet são listas como essas.

“Mas, Amanda, vamo combinar que algumas dessas pessoas são beeem horríveis, não?”

sobw7nn

Irritantes como esse barulho que eu sei que você ouviu aí na sua cabeça

Nunca disse o contrário. A gente sabe que o Ross, de Friends, tem problemas de confiança enormes e que foi um namorado por vezes abusivo; que Ted, de How I Met Your Mother, é a pessoa mais enrolada da face da Terra, meio prepotente (assim como Ross) e também beira a abusivo; a gente sabe que Walter White, de Breaking Bad, não tem escrúpulos, é mau caráter e merecia um final até pior do que teve; a gente sabe que a Piper, de Orange Is The New Black, é mimada e egoísta; a gente sabe tudo isso.

E eu também não estou dizendo que é proibido discutir os defeitos das pessoas que fazem parte das suas séries preferidas. Aliás, é saudável discutir isso, é necessário ver os defeitos das personagens. A gente tem que ter consciência do que assiste, sim, e tudo na cultura pop tem muitos problemas, preconceitos embutidos etc.

anigif_sub-buzz-26313-1490152587-1

Não podemos negar que algo de errado você tem mesmo, Ted

O que me irrita é as pessoas ficarem batendo nessa tecla eternamente, como se os protagonistas tivessem a obrigação de ser absolutamente perfeitos. As séries imitam a vida, gente. As personagens imitam pessoas. Pessoas têm defeitos. E muitos. E piores do que a mania de compras e o egoísmo da Rachel, de Friends. Ou a rebeldia eterna contra os pais da Lorelai, de Gilmore Girls.

Virou moda escolher um ou dois protagonistas por série e falar mal das manias deles. Ross é o campeão, seguido de perto por Ted, e eu entendo, juro que entendo. E eu sei também que muitos dos defeitos desses e outros protagonistas foram romantizados por essas séries, e esse, pra mim, é o grande problema – a romantização. Não os defeitos. Defeito e falha de caráter todo mundo tem – o que inclui personagens de tv; quando não vemos defeitos, nem conseguimos gostar direito das pessoas/personagens, porque não nos identificamos.

giphy-14

“Café, por favor, e um shot de cinismo”

Eu não quero uma série perfeita e não assisto séries pela perfeição. Gosto de qualidade, claro, de bons roteiros, mas gosto principalmente de boas personagens. E quanto mais reais essas personagens forem, melhor. E quanto mais reais, mais defeitos, mais falhas de caráter, mais problemas elas terão (ainda que eu tenha alguns limites não ultrapassáveis, como matar crianças e alguns dilemas morais – acho que todo mundo têm limites, né?).

Eu amo HIMYM, e amo o Ted. E a Robin sempre foi a minha preferida, e ela é uma das piores pessoas da série. Meu segundo preferido é o Marshall, e a gente pode amar ele de todo coração, mas ele é bem manipulador e um tanto violento. Amo Friends e meu preferido é o Chandler, mas ele é um grandessíssimo babaca que não fica 5 segundos sem ser babaca com os amigos. Ao mesmo tempo, todos são pessoas gentis, generosas, queridas. PORQUE A VIDA É ASSIM. Aquela pessoa que você odeia tem amigos; aquele seu melhor amigo já fez alguém sofrer. Você também tá nessa. Estamos todos.

giphy8

Robin tem algo a dizer sobre essas listas

O que eu quero dizer é: cansei desse excesso de crítica. Ross sempre foi o “amigo” que eu menos gostei, mas já fizeram tanto texto falando mal dele que eu me pego procurando motivos pra defendê-lo. E fico pensando em como não tem mais gente falando mal do Michael Scott, de The Office, porque, meus caros, aquele ali era um combo de preconceitos bem complicado – mas, ainda assim, mora no meu coraçãozinho. Se você quer continuar gostando de todos esses defeituosos, continue, tamo junto. Porque eles podem ter todos os defeitos mas, pelo menos, são de mentira. Melhor gostar deles na ficção do que defender gente na vida real que faz muito pior.

48af4b0a23c5b4d8551287a9a77822c5

E quanto aos finais de série que viraram polêmica, acho que isso vai ter que ficar pra outra postagem, porque minha raiva nada contida disso vai longe =P

 

Anúncios

Um comentário em “Por que você assiste séries? Um comentário sobre listas de piores personagens”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s