Grace e Frankie – com spoilers

Quando eu pensei em como resumir a série, três episódios me vieram imediatamente à cabeça: o último episódio da 1ª temporada; o penúltimo episódio da 2ª temporada; e a cena com a Grace se “desmontando” na frente do namorado, no 4º episódio da 4ª temporada.

No último episódio da 1ª temporada, Sol e Frankie passam uma última noite juntos, o que vai trazer reflexos para a vida dos dois dali pra frente. É tudo muito real – os dois se gostam, passaram uma vida juntos, tem muito em comum e, de repente, recaída. Isso marca uma grande diferença entre esse casal e Robert e Grace – por mais que a cumplicidade entre esses dois últimos cresça nas temporadas seguintes, eles estarão sempre em um ponto muito diferente de Frankie e Sol.

Frankie-e-Sol-1x13

Essa cena dá uma dorzinha no peito

Acho muito interessante como a série mostrou isso. Ainda que tenha sido meio cruel com as personagens e que a gente sofra com Frankie, que se dá conta de que o casamento  acabou de verdade, e com Robert, que se vê traído pelo seu amor. Mas a gente sabe que vai ficar tudo bem, porque tem que ficar, né?

Na segunda temporada, Babe, amiga de longa data das duas, está com câncer (com metástase), decide que vai morrer e quer uma festa de despedida. Frankie fica arrasada, mas resolve ajudar a amiga. Grace fica arrasada também e se coloca contra aquela ideia. A festa acontece e, mesmo sendo contra, Grace decide respeitar a decisão da amiga e aparece para se despedir.

Grace-and-Frankie-2x12grace-and-frankie-babe-the-party-shirtless-guyjpg

Na primeira imagem, Grace descobrindo que a amiga está com câncer novamente e pretende morrer. Na segunda, a festa de despedida.

Aqui, nós vemos as duas lidando com a morte de alguém muito querido de maneiras diferentes. Não foi uma morte num susto, é algo que a própria Babe escolheu. Mas, mesmo assim, suicídio assistido é um assunto delicado e difícil. Confesso que chorei nesse episódio. Me coloquei no lugar delas e não sabia o que teria feito. Entendo a raiva da Grace, entendo a ajuda e o medo da Frankie. E entendo a decisão da Babe. Ah, vale dizer que só as duas sabiam que essa festa era despedida.

E aí está um dos grandes trunfos dessa série – as atrizes conseguem dar dimensão de realidade para esses assuntos. É tudo feito de um jeito muito real e bonito. Eu amei esse episódio, é o que mais me marcou até hoje.

Agora, chegamos à grande cena da última temporada: Grace está namorando um cara bem mais novo, Nick (Peter Gallagher). E ela tem vergonha da sua idade em comparação com a dele, por isso está sempre bem maquiada e esconde todo e qualquer sinal de idade. Até que, nessa cena, ela resolve assumir tudo – a dor no joelho, os apliques no cabelo, os cílios falsos, a maquiagem.

tumblr_p30v9mypw51swrlk9o4_540

Linda Jane/Grace

Por isso também eu falo que essa série é corajosa. Não só a série, mas a própria Jane Fonda. Na nossa sociedade, com a glorificação da juventude, despir-se das vaidades dessa forma é incrível. Na mesma hora, eu me lembrei daquela cena da primeira temporada de How to get away with murder, na qual a Viola Davis se desmonta antes de dormir, tirando a maquiagem, a peruca, todos os artifícios femininos. Lindas, as duas mulheres e as duas cenas.

Mas nem só disso vive a série. Como falei no outro texto, a Brianna é a melhor/pior pessoa de todas. Ela rouba a cena, ela é voz da razão, ela é cruel, ela é sincera, ela é maravilhosa e que quero sair pra beber com ela.

tumblr_nrt6y9excj1uqyt49o4_500

“Eu perdi minhas duas virgindades nessa casa. É a minha casa.”

Outro ponto alto é o namoro do Bud com a Allison, que dá um sem número de piadas – e o drinking game que os filhos todos fazem quando a Allison fala algo estranho pode ser adaptado para aquela pessoa na sua roda de amigos que sempre namora o mesmo tipo de cara/moças. Sempre que o crush da vez falar algo que seja bem típico, beba um gole. Eu já fiz e recomendo, é ótimo.

Comentem o que vocês acharam, se eu esqueci algum episódio marcante, se vocês concordam, se vocês discordam de tudo que eu disse e vão parar de ler esse blog porque eu só falo bobagens, enfim, fiquem à vontade =P

Inté, pessoas.

Anúncios

Um comentário em “Grace e Frankie – com spoilers”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s